09 fevereiro 2010

Análise de Blogs: Doido & Cego


Iniciamos hoje, juntamente com a estréia do blog, uma coluna que visa auxiliar e mostrar aos blogueiros que procuram crescer na web, os pontos bons e ruins de seus blogs. Como uma análise detalhada como essa pode acarretar em críticas (construtivas, óbvio), faremos o máximo para não gerar polêmica, analisando apenas blogs em que o autor solicitou ou permitiu.


A análise que irá estrear nossa coluna será do Doido e Cego, blog de humor, categoria popular na blogosfera, a que possui o segundo maior índice de tráfego entre blogs atualmente. O fato de que existem milhões de blogs de humor web à fora pode dificultar um blog novo como o Doido e Cego a atingir o ponto necessário de originalidade, mesmo assim percebe-se que não há conteúdo plagiado, há sempre (ou quase sempre) uma pequena frase do autor abaixo das imagens utilizadas. Essas frases mostram a opinião ou visão do autor sobre a peça, claro que poderiam ser melhor descritas, mas para conteúdo de humor negro, como alguns dos últimos posts em que a graça está exclusivamente na imagem ou vídeo, não há necessidade de se aprofundar muito na descrição.

O Doido e Cego utiliza o blogger, uma plataforma que não oferece recursos e ferramentas sensacionais como o wordpress, mesmo assim conseguiu deixar o layout com uma cara famosa do wp utilizando um dos templates oferecidos gratuitamente, mas convertido para blogger, o lindo Mystique. É sem dúvida um template bonito e organizado, por isso muitos blogs o utilizam e cada vez mais blogs estarão a utilizar. Por esse motivo, recomendamos ao autor que dê um toque de originalidade a mais no template, a começar pela header. O background multi-colorido é padrão desse template e muitos já cansaram de vê-lo, então o ideal seria criar um bg próprio utilizando tons de vermelho ou cores contrárias ao do mascote para destacá-lo. E o que deve ser personalizado é, principalmente, o nome do blog. Esse trabalho não é muito díficil de ser feito, pois existem muitas fontes bonitas e diferentes na web que poderiam ser utilizadas juntamente com um contorno também de cor contrária ao do bg.

Agora vamos focar na organização do blog. Todos sabem que blog bagunçado já está fora de moda. Muitos blogs tem medo (ou até nojo) de fazer parceria com blogs com layouts bagunçados, mesmo que eles peçam. O template escolhido pelo Doido e Cego é um ótimo template em questão de organização, pois tem bastante espaço para os posts e widgets sem confundir o leitor. Percebi que o Doido e Cego não tem medo de mostrar seu parceiros no blog. Isso pode ser um ponto forte, em relação de que muitos blogs organizam seus parceiros colocando os que mais enviam visitas em evidência. Mas também pode ser um ponto ruim, isso pode fazer você perder leitores que estavam concentrado em um post seu e viu aquele outro banner piscando ali no lado e não resistiu ao clicá-lo.

Ainda falando de organização, percebi que o blog não utiliza marcadores. O que pode ser ruim quando um leitor quer ver mais posts relacionado com aquele que ele gostou. Ajuda também colocar um widget de marcadores.

Agora um pergunta: o que aqueles ícones sociais estão fazendo lá no rodapé do blog? Se você quer mesmo que seus leitores sigam você no Twitter, assinem seu feed e que entrem na sua comunidade do Orkut é melhor você deixar estes ícones com mais exposição, deixando lá no topo da sidebar.

Voltando ao quesito organização, observei o principal lugar do blog, o menu de navegação esta praticamente com todos o link's desativados, sublink´s também desativados, isso dificulta muito para o leitor ou até mesmo para uma parceria, estes sublink's podem ser bem utilizados nos marcadores mais importantes.

Um palavra para definir o futuro desse blog é "tempo", com o passar do tempo as melhorias vão sendo feitas os erros corrigidos, se dedicar ao blog de forma com que os leitores sempre tenham algo novo pra apreciar,
isso serve para qualquer blog que esta começando.

2 comentários:

  1. Muito Boom , vou seguir as dicas ! \o/

    ResponderExcluir
  2. Meu que post show!
    Dando a dica de background e talzz...
    Muito show cara!O blog também ta show!!
    Se todo as analises forem assim o blog vai longeeeeeeeeeee.

    ResponderExcluir